ESTUDOS HIDROLÓGICOS
O que oferecemos?
Modelagem Hidrológica
Uma ferramenta muito utilizada em projetos de engenharia, ligados a recursos hídricos, são os modelos de simulação hidrológica, que possibilitam simular e prever fluxos d’água em uma bacia hidrográfica, através de um conjunto de equações físicas e matemáticas. A bacia hidrográfica é o típico objeto de estudo desses modelos e dependendo da utilidade de seus resultados pode ser integrado com outros modelos para melhor representatividade, por exemplo a modelagem hidrológica, visando a previsão de vazões pode ser integrada com uma modelagem meteorológica.
Análise de Vazões de Referência
As vazões de referência representam um valor limite na utilização dos recursos hídricos de cada região, elas são comumente definidas no processo de outorga e buscam representar o valor mínimo para manutenção ambiental do corpo hídrico. No Brasil existem diversos valores de vazão de referência, cada estado tem adotado critérios particulares, mas em geral a definição depende das condições, das fontes de contaminações e dos usos d’água já existentes em um determinado trecho de rio.
Regionalização de Vazões
A regionalização de vazões permite obter as informações hidrológicas em locais sem dados ou com poucos dados observados. É baseada no princípio de similaridade espacial, permitindo assim a transferência de informações de um local para outro dentro de uma área com comportamento hidrológico semelhante.
Consistência de Dados Hidrológicos
A medição de variáveis hidrológicas tem como principal objetivo entender o comportamento ao longo do tempo daquele fenômeno. Muitas vezes nesse processo ocorre a existência de períodos sem informações ou com falhas e erros associados às medições. É de extrema importância que os dados coletados sejam submetidos a uma série de análises antes de serem utilizados. Essas análises permitem uma maior confiabilidade no uso dessas informações.
Análise de Vazões Máximas
A vazão máxima em um rio está associada a altos tempos de retorno, ou seja, eventos de chuva extremos que têm baixa probabilidade de ocorrência, mas que representam volumes de água muito grandes, sendo comumente utilizada em projetos de engenharia que visam: prever enchentes, dimensionamento de obras hidráulicas de drenagem urbana ou irrigação, controle e atenuação de cheias em uma determinada área e diversos estudos que procuram representar um evento extremo.
Outorga de Recursos Hídricos Superficiais
Para que se possa retirar determinada quantidade de água de um rio, lago ou até mesmo do subsolo, é necessário solicitar uma autorização ao Poder Público. Essa autorização é chamada de outorga de direito do uso e tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos diversos usos da água e uma determinada bacia hidrográfica, bem como garantir o direitos de acesso aos recursos hídricos para todos. A outorga de direito de uso é um ato administrativo, de autorização ou concessão, mediante o qual o Poder Público faculta ao outorgado fazer uso da água por determinado tempo, finalidade e condição expressa no respectivo ato.
Acesso Rápido
Contato
(53) 98112-2315
(51) 99884-5303
Atendimento
Segunda à Sábado das 08h00 às 18h00
Pelotas e Porto Alegre - RS